Nessa nova versão disponibilizamos no Business Monitor a criação de Campos Virtuais no RecordSet.

Com o Campo Virtual é possível realizar alguns processamentos durante a carga de dados, deixando os valores pré-processados na hora da criação da View (gráficos ou tabelas).

Esse requisito complementa o que foi implementado na versão 1.8.6, ocasião na qual disponibilizamos Campos Virtuais na View (na época chamado de Campo Calculado).

Também implementamos nessa versão o processamento via backend ao visualizar dados do RecordSet. Com isso, ao mandar exibir os dados de um RS, todo o processo de filtragem, ordenação e paginação é feito pelo servidor, dando mais performance ao consultar esses dados em conexões lentas e clientes com capacidade limitada.

A partir dessa versão passamos a disponibilizar um repositório com a versão BETA para clientes com o Virtual Appliance, basta reconfigurar o arquivo /etc/yum.repos.d/bm.repo e habilitar o repositório.

Além dessas duas melhorias, essa versão traz algumas correções:

  • Não estava validando a fórmula em Campos Virtuais na View
  • Ao usar um campo agrupado, com fórmula “Criar Lista”, caso fosse formatado como número, o sistema se confundia e truncava na exibição (por exemplo, uma listagem 2,1,2,3,1 seria tratada como número e truncada para 2,1).
  • Com Cache desligado algumas queries a mais eram executadas do que na versão anterior
  • Ao excluir um DataSource, RecordSet, View ou Dashboard, se a língua estivesse diferente de Português, os itens eram excluídos da base nas continuavam aparecendo na interface
  • Ao excluir um DataSource, os RecordSets dependentes são excluídos automaticamente, mas continuavam em cache e continuavam sendo listados na interface. Assim sucessivamente até a interface final.
  • Ao excluir um campo do RecordSet que tinha dependências, apresentava uma mensagem de erro, embora o campo fosse excluído.
  • Erro ao calcular média de horas, ou média de dias, ou média entre duas datas, o valor era calculado e exibido errado