Entre o BI e o BPM: BAM!

Um novo termo tem ganho tração no mercado com a oferta de novas ferramentas e funcionalidades em ferramentas já existentes: é o BAM. Embora as primeiras referências ao termo sejam de mais de 10 anos atrás, apenas nos últimos anos ferramentas dedicadas começaram a aparecer e o conceito foi incluído em outras ferramentas de BI e BPM, sendo que alguns fabricantes nem iniciaram ainda essa jornada.

BAM  é a sigla para Business Activity Monitoring* , ou Monitoramento de Atividades de Negócios e define o processo e tecnologias envolvidos para trazer indicadores de performance (KPIs) baseados em dados em tempo real.

É usado para promover a velocidade e efetividade das operações, mantendo registro do que está acontecendo e trazendo fatos relevantes para visualização rápida.

As principais funcionalidades são relacionadas a criação de KPIs e Dashboards dos mais diversos tipos, com a intenção de monitorar atividades dos negócios.

Alguns exemplos de aplicação são:

  • Monitoramento das vendas: por vendedor, região ou produto
  • Monitoramento de produção: peças por hora, clientes atendidos, fila, etc
  • Controle de estoques: itens precisando reposição, índices de rotatividade
  • Próximas contas a pagar e receber no período
  • Possíveis problemas de fluxo de caixa nos próximos dias
  • Controle dos chamados em TI
  • Conheça mais 55 KPIs para aplicar no seu negócio
Normalmente a primeira ideia para se implementar esses indicadores é usar uma ferramenta de BI, mas essas ferramentas normalmente não dispõem de funcionalidades para capturar as informações em tempo real, trabalhando com data warehouse que são atualizadas apenas uma vez ao dia, ou seja, com informações com várias horas de atraso.
A diferenciação das ferramentas de BAM é justamente buscar informações em intervalos mais curtos e criar condições de notificação caso um indicador esteja fora dos padrões, por isso, é mais semelhante a um sistema de BPM do que de um BI.

Convidamos o leitor a conhecer nossa ferramenta de BAM, o Business Monitor, com templates prontos para implantar na sua TI (OTRS, OCommon, GLPI, Nagios), é um ponto de partida interessante para depois expandir para o seu negócio.

Referências:
* Gartner

Publicado originalmente no portal Profissionais de TI
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Mais um Treinamento de Business Monitor é realizado

Ontem, 29 de Março de 2016, foi realizado mais um Treinamento de Business Monitor, mas dessa vez no interior do estado de São Paulo, em Araras.

Novamente, Fernando Ulisses, Diretor de Tecnologia da Blue Solutions e desenvolvedor do Business Monitor, ministrou o treinamento, que foi importante para os clientes presentes conhecerem melhor a ferramenta e aprenderem sobre suas funcionalidades.

Novidades sobre o Business Monitor foram mostradas, a fim de atualizar e ajudar os usuários na otimização e utilização no dia a dia.

O treinamento, que foi sediado na ACIA, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras, foi mais uma oportunidade para sanar as dúvidas dos clientes, informá-los e realizar a troca de experiências.
O Business Monitor extrai indicadores em Tempo Real, além de ser fácil e seguro de usar e totalmente customizável, podendo ser aplicado a qualquer área de negócio. Conheça mais sobre o Business Monitor aqui.
Aproveite também para participar do grupo privado do Business Monitor criado no LinkedIn para que os usuários possam trocar ideias, casos de uso e até templates de implementação. Se junte ao grupo clicando aqui.
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Business Monitor versão 1.8.8 traz Super Tabelas

A nova versão do Business Monitor trouxe diversas evoluções nas tabelas, permitindo formatações das mais diversas, além de recursos de cálculos automatizados, listaremos aqui as principais funcionalidades com alguns exemplos:

Formatações para texto e números

Agora é possível escolher diversos tipos de formatação para os campos, os mais relevantes são os de data e hora que trazem o formato local para os campos do banco de dados, mas também temos opções para alterar letras em maiúsculas e minúsculas, uma opção para truncar textos muito longos (onde é possível parar o mouse sobre o texto para ver por inteiro), além de abreviar números grandes (1000 vira 1k, 1.000.000 vira 1m)
Prefixo e Sufixo

A formatação de moeda já adicionava o sinal da moeda como prefixo, agora é possível personalizar e adicionar sufixo e prefixo personalizados, pode-se usar textos ou símbolos comuns, no exemplo abaixo estão destacados os mesmos:

Cores de frente e fundo e estilo da fonte

A formatação de cada campo agora aceita cores de frente e de fundo, é possível deixar as tabelas com um aspecto bem personalizado com isso:
Também é possível definir estilo (negrito, itálico, normal) e tamanho da fonte:

Rotação de Cabeçalho

Isso já era possível fazer nos gráficos, agora é possível fazer nas tabelas também:

Exibição gráfica dentro da tabela 

A partir do valor do campo, pode-se exibir o valor calculado como porcentagem do total (todos os valores são somados e dividido pelo valor do campo), como um círculo com tamanho proporcional ao valor, ou como uma barra também com tamanho proporcional ao valor.
No exemplo abaixo, o campo Valor é representado na frente de três formas diferentes. Fica claro a importância das linhas 2 e 3 frente às demais de forma bem visual.

 Sumarização automática

Um recurso solicitado pelos usuários, agora é possível executar as funções aritméticas básicas ao exibir a tabela. Estão disponíveis funções para: Contar a Quantidade, Somar e calcular Média, Máximo, e Mínimo de um campo.

É possível escolher o que exibir a cada campo:

Busca, Reordenação e Paginação no Drill Down

Ao clicar sobre um valor para expandir (drill down), ou ao pedir para visualizar os dados da tabela, é possível habilitar funções de Busca, Reordenação e Paginação.
Com isso a visualização no pop-up fica mais fácil, permitindo localizar valores caso necessário.

Exportação CSV

Também habilitamos o recurso de exportar os dados do gráfico ou tabela para CSV.

Agrupamento por Múltiplos Campos

Agora é possível agrupar por mais de um campo, e escolher funções de sumarização individuais para cada campo, inclusive temos funções novas.

Ordenação por Múltiplos Campos

Está disponível também ordenar por múltiplos campos.

Exibição dos Últimos X registros

Outra funcionalidade requisitada por clientes, antes permitíamos limitar aos primeiros X registros, agora é possível limitar os últimos X registros, isso evitar ter que fazer uma listagem em ordem reversa para obter o resultado.
Todas as funcionalidades estão disponíveis, basta atualizar a versão conforme consta no manual.
Para ver mais detalhes dessa versão nesse link.
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Evento B.I. & Big Data Summit

Irá acontecer nos próximos dias 14/março a 20/março o evento BI & Big Data Summit, um conjunto de palestras sobre Business Intelligence e Big Data, focando em carreira, negócios, ferramentas, metodologias e implantação.

Nosso diretor Fernando Ulisses dos Santos é um dos palestrantes, e irá falar como alguns clientes do Business Monitor tem entregado informação para tomada de decisão pelos níveis operacionais e táticos.

Inscreva-se e assista essa e outras palestras.

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Business Monitor 1.8.7 facilita a vida do desenvolvedor

Liberamos essa semana a versão 1.8.7 para atualização. Essa versão traz Drill Down para gráficos de Gauge e diversas pequenas implementações para facilitar a vida do desenvolvedor.

No gráfico de Gauge, ao clicar sobre o valor, agora é possível exibir os valores que criaram aquele gráfico, similar ao que já existia nos demais gráficos, além de outras opções como exibir em porcentagem e ocultar os números da visualização:

Drill Down em gráfico de Gauge

Além disso, fizemos uma série de pequenas atualizações que visam facilitar a vida do desenvolvedor, como reconhecimento de campos automático, detecção de novas versões automático, diversas mensagens de ajuda no primeiro acesso, entre outras pequenas melhorias. Veja a lista completa (e extensa) nesse link.

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Business Monitor versão 1.8.6 liberado!

Liberamos para download a versão 1.8.6 do Business Monitor.

Essa versão traz Campos Calculados na View, isso permite fazer alguns cálculos dentro do gráfico, e também definir valores estáticos para traçar gráficos, como Metas.


Clientes com a versão Linux ou da Máquina Virtual podem atualizar via comando “yum update”, já quem tem instalado no Windows precisa baixar a versão nova e instalar por cima.

Também tivemos pequenas correções de bugs, principalmente na versão Windows, veja o log completo de alterações.

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Treinamento Business Monitor é realizado em São Paulo

A Blue Solutions realizou ontem, 2 de Fevereiro de 2016, o Treinamento Business Monitor em São Paulo.

O Treinamento contou com a presença de clientes que utilizam o Business Monitor e que puderam conhecer melhor a ferramenta e suas funcionalidades.

Fernando Ulisses, Diretor de Tecnologia da Blue Solutions e desenvolvedor do Business Monitor, ministrou o treinamento, onde também foram mostradas novidades sobre o Business Monitor, a fim de atualizar e ajudar os usuários na otimização e utilização no dia a dia.

Foi uma ótima oportunidade para sanar as dúvidas dos clientes, informá-los e realizar a troca de experiências.

O Business Monitor extrai indicadores em Tempo Real, além de ser fácil e seguro de usar e totalmente customizável, podendo ser aplicado a qualquer área de negócio. Conheça mais sobre o Business Monitor aqui.

Aproveite também para participar do grupo privado do Business Monitor criado no LinkedIn para que os usuários possam trocar ideias, casos de uso e até templates de implementação. Se junte ao grupo clicando aqui.

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5 Investimentos Inteligentes em TIC para 2016

As empresas que sobreviveram à crise de 2015 no Brasil tem mais um ano pela frente com previsão de declínio no PIB, aumento de custos devido à inflação, falta de crédito para investimentos e mesmo falta de crédito dos clientes para comprar os produtos e serviços.

Já tratamos em outro post formas de fazer mais com menos em TI, é um bom ponto de partida, mas em momentos de crise podem ser necessárias algumas adaptações, pois as condições são adversas para investimentos.

Com base nisso montamos nossa pequena lista, até porque é mais fácil focar em poucas ações:

1. Atualizar garantias de hardware e software

Com o orçamento limitado para 2016, muitas empresas tendem a adiar a atualização do parque de máquinas, principalmente dos servidores, infraestrutura e Datacenters.

Pior do que não melhorar a performance é aumentar o risco da infraestrutura devido a falta de garantia dos equipamentos, softwares e mesmo trabalhar com softwares desatualizados, sujeito a infeção por vírus e malwares.

Para isso, algumas linhas de servidores contam com garantia até 7 anos, que pode ser contratada mesmo depois de adquirido o servidor. Por exemplo, uma empresa adquiriu um servidor em 2013 com pretensão de trocá-lo depois de 3 anos, a garantia está prestes a vencer em 2016. Caso a performance esteja aceitável, é possível aumentar a garantia em mais dois anos para manter o ambiente em produção sem maiores riscos.

Upgrades parciais também são bem vindos, como trocar apenas um servidor de um cluster de virtualização (aumentando poder de processamento e memória), aumentar memória geral dos servidores, adicionar uma gaveta de discos no storage, podem dar uma sobrevida no ambiente sem precisar de investimentos pesados na infraestrutura.

2. Automação de tarefas de software

Muitas empresas já fizeram cortes em diversos departamentos, sobrecarregando os funcionários que permaneceram. Qualquer forma de ajudar esses funcionários a aumentar a produtividade será bem vista pelos mesmos e pela diretoria.

Nesse ponto, automatizar rotinas de software, como integração entre sistemas bancários e o sistema de ERP para emissão de notas fiscais e baixa de títulos, é apenas um pequeno exemplo, mas que aliviaria bastante o departamento financeiro.

Dentro da própria TI também existem tarefas a serem automatizadas, como instalar um Sistema de Monitoramento para verificar automaticamente a disponibilidade dos sistemas e recursos, e também verificar automaticamente a execução de tarefas repetitivas como o backup, evitando erros humanos e diminuindo o risco.

3. Renegociar contratos

Ok, isso não é um investimento financeiro, mas com certeza é um investimento de tempo e esforço que renderá retornos financeiros, em épocas de crise é essencial reduzir custos, por isso está nessa lista.

Os fornecedores também estão sentindo pressão da crise e da concorrência e estão dispostos a dar um desconto para manter um cliente do que perder e não conseguir outro cliente para repor aquela receita.

Aqui encontramos renegociações fáceis com fornecedores que tem seus contratos atrelados a equipamentos, como impressoras, links, telefonia, servidores, desktops, etc. De certa forma a lei de Moore age sobre os equipamentos alugados, tornando os equipamentos mais novos mais baratos com a mesma performance. Claro que o recente aumento do dólar afetou o custo de aquisição de novos equipamentos, mas o custo de link Internet no atacado por exemplo caiu significativamente, se tiver um contrato de mais de 2 anos é um forte candidato.

É muito provável conseguir renegociar um pequeno desconto no contrato (entre 5% e 10%) ou um aumento substancial da banda ou minutos disponíveis pelo mesmo valor. Entre escolher um aumento de banda ou um desconto, considere quantas pessoas da empresa seriam beneficiadas por um acesso mais rápido, em empresas pequenas e médias pode ser que o financeiro seja mais importante.

Alguns fornecedores (principalmente os de serviço, onde a margem diminui com o tempo por conta de aumento de custo de mão de obra) podem já ter a margem pequena, forçar um desconto no contrato pode prejudicá-los a ponto de denegrir o serviço, nesse caso, opte por solicitar mais serviços que não tragam custos excessivos para o mesmo, como adicionar mais horas, adicionar algum item a mais no suporte do fornecedor ou evitar o reajuste anual.

4. Mensuração de resultados e indicadores em tempo real

Com o objetivo de aumentar margens, diminuir custos e cortar desperdícios, é importante acompanhar cada etapa, desde o processo de vendas, fabricação, prestação do serviço e entrega ao cliente mais de perto.

Para isso, a adoção de um sistema de BAM para criação de indicadores em tempo real pode ser uma forma de trazer o controle da gestão mais próximo do nível operacional, fornecendo ferramentas para que os próprios funcionários tomem decisões rápidas baseadas em indicadores simples.

Já tratamos em outra matéria alguns indicadores para a área de TI acompanhar em tempo real que podem fazer a diferença na sua gestão.

Também sistemas de BI são bem vindos, mesmo que os dados não sejam atualizados, é um investimento que se feito de forma inteligente se paga rapidamente.

5. Treinamentos internos e de fornecedores

Com o objetivo de reter talentos, melhorar processos, tempos de atendimento, satisfação do cliente, redução de custos, o treinamento sempre é uma das melhores respostas.

Pior do que treinar e perder o funcionário, é ficar com o funcionário sem treinamento fazendo tudo errado, estragando equipamentos, entrando com dados inválidos no sistema ou mesmo tratando mal o cliente.

Com verba limitada, uma solução pode ser organizar treinamentos internos, identificando funcionários com determinados conhecimentos e usando os mesmos como instrutores para disseminar o conhecimento na organização.

É algo bom para todos os lados, para o “funcionário instrutor” que tem seus conhecimentos reconhecidos pela empresa e pelos colegas, para a empresa que aumenta o nível de competência e para os colaboradores treinados que aumentam seu conhecimento.

Outra forma é buscar junto aos fornecedores atuais por esse conhecimento, um fornecedor de ERP ou CRM por exemplo pode ter a equipe de treinamento ociosa devido a queda nas vendas, com menos clientes novos a treinar, pode disponibilizar funcionários para treinamento em clientes já existentes, ou abrir vagas nas turmas por preços promocionais apenas para preencher a sala.

Enfim, as soluções para a crise são quase as mesmas que para o crescimento e para os períodos de vacas gordas, mas algumas adaptações são importantes para encontrar os recursos necessários que muitas vezes podem estar debaixo do nosso próprio nariz.

Sobre o autor
Fernando Ulisses dos Santos
Diretor de Tecnologia na Blue Solutions
Especialista em Segurança da Informação
Certificado VCP-DCV, VCAP-DT, VCP-DT
Fernando Ulisses dos Santos
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Business Monitor traz versão Windows e atualizações a cada 1 segundo!

Nessa atualização o Business Monitor passa a contar com um serviço rodando no sistema operacional, esse serviço faz o agendamento em background das rotinas de coleta de dados e também que múltiplas cargas de dados ocorram em simultâneo.

Isso possibilita o agendamento para cargas a cada 1 segundo, que já está disponível na interface, além de novas opções de agendamento, permitindo que alguns processos possam rodar apenas à noite, ou apenas 1 vez por semana.



Além dessa melhora significativa no backend do produto, disponibilizamos o mesmo para diferentes plataformas: RPM para Linux compatíveis com RedHat, arquivo VHDK para instalar a máquina virtual em ambientes Hyper-V e um instalador .EXE para instalar em plataformas Windows, inclusive versões Desktop do Windows!

ATUALIZAÇÃO NOVEMBRO/2016: devido a conflitos de drivers na plataforma, a versão Windows passou a ser oferecida apenas como coletor, e não mais como interface. Recomendamos aos clientes Windows migrarem para a versão em nuvem.



Mas detalhes sobre as novas funcionalidades no arquivo de registro.

Ou faça o download da versão LITE.

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Evento Business Monitor com Golfe marca fim de ano

Em parceria com a Ingram Micro Brasil e com a Veritas, a Blue Solutions realizou mais um evento de fim de ano voltado para clientes da área de saúde, na última quarta-feira (16).

Dessa vez o local escolhido foi o Embrase Golfcenter, um campo de golfe em São Paulo, e os clientes puderam interagir com o esporte, aprendendo um pouco da história e das técnicas. Houve uma parte de clínica de golfe onde as pessoas puderam treinar tacadas livres e ao final foi realizado um mini torneio, em uma parte do campo de golfe.

Edgar Monteiro, diretor executivo da Blue Solutions, comandou a apresentação sobre Business Monitor e a Veritas realizou a apresentação “Como o bom gerenciamento de informações e o Big Data podem ajudar o setor de Health Care a economizar bilhões de dólares”.

Veja em nosso blog a matéria “Quantos Terabytes de Dark Data sua empresa tem acumulado”, relacionada com a apresentação feita pela Veritas.

Além disso, os convidados puderam aproveitar um delicioso jantar com rodízio de pizzas e ao final houve sorteio de brindes.

Veja mais fotos do evento:

É mais um evento que a Blue Solutions realiza para encerrar mais um que passou.
Desejamos a todos boas festas e um ano de 2016 cheio de prosperidade e realizações!!

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